RENACH 2023: Número de Registro de Renach

O Registro Nacional de Carteira de Habilitação, ou RENACH, como é popularmente conhecido, é um banco de dados que armazena todo o histórico do motorista. Toda a vida do condutor de veículos é registrada nesse grande banco de dados, desde o seu nascimento, até o dia em que tirou a sua CNH e, por conseguinte, todas suas ações no trânsito. Infrações, penalidades e suspensões também podem ser consultadas com o RENACH 2023, assim como mudanças de município e/ou estado.

RENACH 2023
RENACH 2023

RENACH

O RENACH é o responsável de controlar a emissão da Carteira Nacional de Habilitação – CNH e também da Permissão Internacional para Dirigir – PID, que nada mais é do que o consentimento legal para o brasileiro dirigir no exterior. O número do RENACH é informado ao condutor assim que o mesmo inicia o processo para tirar a sua CNH.

Registro Nacional de Carteira de Habilitação - Número do RENACH
Registro Nacional de Carteira de Habilitação – Número do RENACH

Confira ainda:


Para que Serve o RENACH 2023

Como citado acima, o RENACH é um grande banco de armazenamento de dados de todos os condutores de veículos brasileiros. Lá, ficam registradas todas as suas ações no trânsito, desde mudanças de categorias até a suspensão do direito de dirigir. No RENACH também ficam registradas mudanças de município e/ou de estado. Ele também é responsável por controlar a emissão de CNH e de PID.

Pode se dizer que o RENACH existe para facilitar o trabalho de todos os órgãos federais e estaduais que são responsáveis por cuidar do trânsito e tudo aquilo que está relacionado com ele. Por isso, é responsabilidade destes órgãos realizar o registro de toda a vida do condutor no RENACH. Denomina-se Sistema Nacional do Trânsito – SNT o conjunto de órgãos responsáveis pelo trânsito.


Quem tem Acesso ao RENACH 2023?

Todos os órgãos que compõe o Sistema Nacional de Trânsito possuem acesso ao RENACH. Todos os Detrans, e também o Denatrans, por exemplo. Através deste banco, os órgãos do SNT ficam a par da vida do condutor e controlam emissões de documentos e permissões relacionados.

  • O condutor também possui acesso ao RENACH e pode consultar a sua situação a qualquer momento no site do Detran de estado.
  • O condutor também pode se informar sobre o seu RENACH presencialmente, para isso, basta apenas que se dirija ao Detran mais perto de sua residência.
Quem tem Acesso ao RENACH
Quem tem Acesso ao RENACH

Como Consultar o RENACH 2023

Muitos motoristas se perguntam onde o número do RENACH está localizado.

  • O número do RENACH pode ser visualizado ao lado da assinatura do emissor da CNH.
  • É possível também consultar o RENACH de outras formas, como, por exemplo, usando o CPF de forma presencial em um Detran ou em um Poupa-Tempo.
  • Ao contrário do que muitos condutores acreditam, não é possível consultar o RENACH usando apenas o CPF pela internet.
Como Consultar o RENACH 2023
Como Consultar o RENACH 2023

Nesse âmbito, é importante ressaltar que alguns Detrans não usam o número do RENACH para fazer consultas da situação do condutor, mas sim o número de registro da habilitação. Por isso, é indicado que o motorista saiba qual número precisa informar para consultar informações acerca da sua vida no trânsito no Detran de seu estado.

O RENACH não se trata apenas de um número para realizar consultas. Ele é o próprio banco de dados.

5/5 - (2 votes)