Consulta IPVA 2023: Consultar Valor, Tabela, Pagamento

Em todo estado o proprietário deve veículo automotor deve realizar o pagamento do IPVA, por isso, é importante realizar a consulta IPVA 2023 e verificar quanto você precisará pagar de taxa no próximo ano. É preciso se organizar para que não pague multas e fique em falta com o Detran do seu estado. Logo abaixo você pode conferir mais sobre esse imposto e o passo a passo para consultar o IPVA.

Consulta IPVA 2023
Consulta IPVA 2023

IPVA 2023

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, ou IPVA, como é conhecido popularmente, existe desde a década de 1980. Ele foi criado a fim de que estados e municípios usem estes recursos arrecadados em manutenções de rodovias e viadutos, para promover a melhora da via pública.

O imposto arrecadado pode ser usado para a sinalização de estradas, asfaltamento, tapamento de buracos, entre outras melhoras. Ele é pago anualmente.

O IPVA é gerenciado exclusivamente pela Secretaria da Fazenda, então todas as consultas referentes a ele, devem ser feitas nos sites da Secretaria da Fazenda ou então nos Detrans do estado em que o veículo está cadastrado.

Apesar do nome do imposto, o mesmo só se aplica para veículos automotores terrestres, como:

  • Carro;
  • Caminhão;
  • Micro-ônibus;
  • Moto;
  • Máquinas agrícolas;
  • Ônibus;
  • Entre outros.
IPVA 2023
IPVA 2023

O imposto então, não se aplica a aviões, helicópteros – veículos aéreos, e nem a barcos, navios – veículos aquáticos.

Como Realizar a Consulta IPVA 2023 – Saiba Qual o Valor

Como mencionado acima, tudo o que se refere ao IPVA, é feito em sites da Secretaria da Fazenda. O processo é simples, rápido e gratuito. Porém, muda de acordo com o estado em que a pessoa vive e o veículo está cadastrado.

Geralmente, para consultar o valor do IPVA é necessário possuir em mãos o número do RENAVAM e a placa do veículo.

Após ter estes dois números em mãos, basta:

  • Clicar na sigla do estado o qual o veículo está cadastrado
  • Consultar o prazo de pagamento – as datas são escolhidas de acordo com o número final da placa de cada veículo e também com a região
Exemplo: Consulta IPVA SP
Exemplo: Consulta IPVA SP

Tabela IPVA 2023

A tabela IPVA fornece informações sobre o pagamento do imposto de acordo com o número final da placa do veículo, o dia e o mês em que deverá ser paga a primeira, a segunda e a terceira parcela do mesmo, ou então a cota única.

A tabela IPVA facilita a vida do contribuinte, pois é a partir dela que os donos de veículos automotores se informam sobre as datas de vencimento do imposto.

É importante ressaltar que cada estado possui a sua própria tabela com os seus vencimentos e informações adicionais. Ou seja, a tabela IPVA do estado de São Paulo é diferente da tabela IPVA do estado do Rio Grande do Sul.

Tabela IPVA 2023
Tabela IPVA 2023

Pagamento IPVA 2023

O pagamento IPVA é um processo tão simples e rápido quanto consultar o seu valor. O processo também é feito em sites da Secretaria da Fazenda. Para gerar o boleto basta:

  • Informar os dados solicitados
  • Imprimir o boleto ou copiar o número do código de barras

O pagamento pode ser efetuado na agência bancária indicada no boleto ou também pelos aplicativos da rede bancária. Normalmente a baixa do imposto é feita de imediato após o pagamento.

O atraso do pagamento do IPVA faz com que, primeiramente, o contribuinte receba uma notificação. Caso não regularize a situação, uma pequena multa é aplicada a cada dia de atraso. O valor da multa não pode ultrapassar 20% do valor total.

5/5 - (2 votes)