Como Pagar IPVA 2023 pelo Pix

O PIX é um sistema bastante novo, por isso, muitas pessoas tem dúvidas em relação a ele, inclusive como pagar IPVA 2023 pelo PIX. Abaixo, você vai entender um pouco mais sobre o que é esse sistema e como você efetuar o pagamento do seu IPVA 2023.

Como Pagar IPVA 2023 pelo Pix
Como Pagar IPVA 2023 pelo Pix

O que é o PIX?

O Pix, meio de pagamento instantâneo, é uma espécie de moeda online onde as transações são realizadas em real brasileiro. Ele foi lançado no mercado no dia 5 do 10 de 2020, e faz parte do Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI).

Apesar de ter surgido no mercado em 5 de outubro de 2020, ele apenas começou a funcionar totalmente no dia 16 de novembro de 2020.

Mesmo sendo considerado por muitos como sendo uma criptomoeda, o Pix é um meio de pagamento instantâneo que é realizado por transações feitas na moeda nacional brasileira, o real.

O que é o PIX?
O que é o PIX?

Veja também: Consulta IPVA 2023 Parcelamento IPVA 2023 DPVAT.

Formas de Pagamento do IPVA

O IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores), é um tributo estadual que reflete sobre a posse de automóveis. Segundo o art.º 155, III da Constituição Federal, somente o Estado pode fazer sua cobrança.

Esse imposto foi criado em 1969 com o intuito de ser o substituto da Taxa Rodoviária Única, que era uma taxa vinculada a gastos no sistema de transportes.

O valor cobrado referente a esse imposto, pode variar de acordo com cada estado brasileiro, e caso seja pago à vista na data correta, o proprietário do veículo pode ganhar um desconto de 3% dependendo do estado onde vive.

Para efetuar o pagamento do IPVA, o encarregado deve ir a uma agência bancária que seja credenciada, portando seus documentos e número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor).

Há também outras formas de realizar o pagamento. O IPVA também pode ser pago em terminais de autoatendimento, nos guichês de caixa, pela internet, por débito agendado, em casas lotéricas, ou por formas oferecidas pelos bancos.

É importante lembrar que o valor do imposto pode ser consultado no site oficial do IPVA, utilizando o número RENAVAM e a placa do veículo.

Como Pagar o IPVA 2023 pelo Pix

O Pix é uma forma muita rápida de se realizar um pagamento, em que não há a necessidade de se esperar dias para que o pagamento chegue ao destinatário. Normalmente a transferência é feita em 2 a 3 segundos.

Essa forma de pagamento instantâneo pode ser utilizada para fazer pagamentos de boletos e também do imposto pago sobre veículos, o IPVA.

Há alguns passos a serem feitos para realizar o pagamento do IPVA pelo Pix. Uma chave de segurança deve ser gerada, e também é preciso realizar os preenchimentos dos dados do veículo.

Para poder começar a utilizar o Pix, você irá precisar ter o aplicativo do banco baixado em seu celular e ter efetuado o cadastro de uma chave Pix. Caso já tenha realizado esse procedimento, para pagar seu IPVA basta seguir os seguintes passos:

  • acessar o aplicativo de seu banco;
  • clicar em “PIX”;
  • após, clicar em pagamento de “taxas e Impostos”;
  • na próxima etapa você precisará preencher os dados de seu veículo, como: RENAVAM 2023 e a placa do carro;
  • por fim, finalizar o pagamento com o preenchimento da sua chave de acesso.
5/5 - (5 votes)